O Facilitador | Paulo Najar

Internet

Como funciona a Internet? Parte 1: O protocolo IP

Entender como a Internet funciona, ao menos o básico, é importante para podermos cuidar dela e utilizá-la melhor. Esta é a primeira parte do vídeo “Como funciona a Internet”, feito pelo NIC.br. Apresentaremos aqui o protocolo IP, que é a principal base tecnológica da rede.


Como funciona a Internet? Parte 2: Sistemas Autônomos, BGP, PTTs.

Talvez você já tenha ouvido dizer que a Internet é uma rede de redes. Ela é formada por milhares de empresas independentes, chamadas de Sistemas Autônomos, que estão interligadas de alguma forma a todas as demais. Elas colaboram entre si. Fazem acordos, comerciais ou não, pra transportar os pacotes umas das outras. Muitas vezes usam PTTs pra se interligar a um número grande de outras redes, em um único lugar, e usam um protocolo chamado BGP para informar os endereços IP de seus serviços e usuários umas às outras.


Como funciona a Internet? Parte 3: DNS

Endereços númericos são excelentes para os computadores e outros dispositivos eletrônicos, mas são difíceis de memorizar pra nós, seres humanos. Por isso, a Internet usa o Sistema de Nomes de Domínios, ou DNS. O DNS é apenas uma grande tabela, que mapeia nomes fáceis de lembrar em endereços IP, que são usados efetivamente pra fazer a informação ir de um lado para o outro. Pra funcionar bem, essa tabela é dividida e distribuída entre muitos e muitos servidores na Internet


Como funciona a Internet? Parte 4: Governança da Internet

A Internet é uma construção tecnológica fantástica. Hoje ela é importante para as pessoas em geral, mas certamente também para os governos, universidades, para muitas indústrias e para a sociedade civil organizada. Cada um tem um interesse diferente na rede. Felizmente até hoje todos colaboraram para torná-la cada vez melhor. Mas também há divergências às vezes. Quem está cuidando para que ela continue funcionando e se desenvolvendo? Quem é o responsável pela coordenação, pela Governança da Internet?


A Internet das coisas, explicada pelo NIC.br

Estamos atualmente vivendo o nascimento de uma nova fase na Internet, a Internet das coisas. Nessa fase, a rede passa a interligar vários tipos de objetos e dispositivos inteligentes, que vão interagir entre si e conosco, tornando nosso dia a dia mais fácil. A Internet e os computadores estão desaparecendo. Estão cada vez mais tão presentes em tudo, que nem reparamos mais neles. Simplesmente esperamos que estejam lá, e os utilizamos sem muito esforço.


Primórdios da Internet no Brasil – Uma volta à 1989.
Um breve relato do início da internet no Brasil. Com Demi Getschko.

[spider_facebook id=”1″]